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COMO É FEITA A PESQUISA DE MARCA?

Quer ter certeza que sua marca não é igual a nenhuma outra existente no mercado, tendo melhores chances de exclusividade?

Então, o passo inicial para a proteção da sua Marca é a PESQUISA.

É importante fazer a pesquisa de marca?

Como muitos dizem por aí, a pesquisa da marca não é obrigatória, mas é ESSENCIAL para evitar problemas com marcas idênticas ou parecidas entre os concorrentes.

Apenas com essa pesquisa será possível saber se sua marca está disponível para o registro, o que dará segurança e mais garantias de sucesso e evitando que seja confundida com a marca do concorrente.

Mas cuidado! A pesquisa deve ser feita de forma correta e em bancos de dados oficiais.

Não são eficazes pesquisas em sites de busca ou em outros que não oficiais, pois não garantem a registrabilidade da marca.

Deve-se fazer tanto consulta de marcas registradas quanto a consulta de processos, analisamos minunciosamente as possibilidades do pedido de registro da marca.

Mas e como fazer pesquisa de marca no INPI?

Você encontrará em vários lugares, inclusive no site do INPI o passo a passo de como fazer a consulta pública de um pedido de registro de marcas. Mas, o que não vão te explicar é que, essa consulta não é efetiva.

Caso o nome da marca pretendida não apareça, não significa que está realmente disponível. Já que existem diversos critérios para uma pesquisa efetiva.

É importante que contate uma empresa especializada em Propriedade Industrial, com agentes experientes para esse trabalho.

Esses profissionais, além de fazer a pesquisa irão analisá-la e te orientar o melhor caminho a seguir conforme o resultado. E é exatamente isso que nós fazemos.

Posso fazer a pesquisa da marca no google?

A pesquisa de marca feita no google, ou em qualquer outro site de busca, não garantem disponibilidade ou a indisponibilidade para o pedido de registro no INPI.

É possível que a pessoa já tenha feito o pedido de registro da marca, mas ainda não utilize em nenhum lugar online, dessa forma a pesquisa na internet não mostrará nada.

Bem como, existe a possibilidade de que a empresa utilize o logo, até mesmo com o “R”, que representa “marca registrada”, entretanto não tenha dado entrada no pedido. Isso por que, algumas pessoas não tem consciência de que este símbolo só pode ser usado se realmente tiver o registro da marca.

Há também, aqueles que até sabem, mas usam mesmo assim o símbolo de marca registrada, com o intuito de ganhar vantagem ou inibir seus concorrentes.

Mas o símbolo por si só, não tem valor algum se não houver o registro da marca junto ao órgão responsável.

E fique atento; infelizmente existem muitas empresas que agem de má fé e entram em contato se passando por representantes do INPI e/ou de alguma suposta empresa que tem a titularidade de uma marca igual ou parecida com a sua.

O INPI não manda e-mail, nem liga para “ameaçar” nenhum empresário e todas suas comunicações são de formas oficiais.

Mas para se precaver deste tipo de empresa, é importantíssimo que contrate uma empresa séria, especialista na área para que te ofereça todo o suporte necessário.

A pesquisa de marca me dará garantia no meu pedido de registro?

Com toda certeza, você será orientado se as chances são altas, medias, baixas ou nulas, mas podemos indicar que suas chances aumentam de acordo com a originalidade de sua marca, entretanto as garantias nunca serão 100%, nem pra negativa, nem pra positiva.

Pense que “sempre há uma chance” tanto pro sim, quanto pro não.

O mais importante é garantir que sua marca seja diferente e criativa.

O que indicamos é que a sua marca precisa se comunicar com seus clientes e te distinguir de seus concorrentes.
Isso sim, lhe trará mais chances de sucesso.

Alguns pontos indicados na Lei de Propriedade Industrial que podem impedir o registro de sua marca, e que é sempre bom serem lembrados, são:

  • Não usar brasões, armas, medalhas, bandeiras, emblemas, distintivos e monumentos oficiais, públicos, nacionais ou estrangeiros, bem como a respectiva designação, figura ou imitação destas;
  • Não usar letras, algarismos e datas isoladamente;
  • Não usar expressão, figura, desenho ou qualquer outro sinal contrário à moral e aos bons costumes ou que ofenda a honra ou imagem de pessoas ou atente contra a liberdade de consciência, crença, culto religioso ou ideia e sentimento dignos de respeito e veneração;
  • Não reproduzir ou imitar elementos característicos ou diferenciador de nomes empresarial ou marca de terceiros, suscetível de causar confusão ou associação com estes sinais;
  • Sinal ou expressão de propaganda;
  • Objeto que estiver protegido por registro de desenho industrial de terceiros;

Estes, entre outros requisitos, devem sempre ser considerados ao criar sua marca, então, fique atento.

Nós da NR1 Merece Registro, oferecemos pacotes com a Pesquisa de Marca inclusa, você receberá um parecer com todas as nossas impressões quanto ao seu processo.

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